Seguidores e parceiros!!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Meus pais não me ouvem!!!!

Hoje em dia está se tornando rotina os alunos irem buscar ajuda emocional com os profissionais amigos na escola do que com os próprios pais.
Não que isso seja um problema, até porque, amo o que faço e adoro aconselhar meus alunos.
O que mais me preocupa é a falta de liberdade, de cumplicidade que os jovens de hoje têm para se comunicar com os pais e tratarem de assuntos pertinentes àquela família.
Muitas vezes os alunos me procuram e pedem ajuda e conselhos para que eu os ensine a conversar com a mãe ( que segundo eles é intolerante) e/ou com o pai que está sempre cansado (também segundo relatos dos meus alunos).
Eu falo pra eles que se a iniciativa de conversar sobre qualquer assunto não parte dos seus pais, eles devem conquistar esse espaço.
Enfim, acho que muitas vezes os jovens têm vergonha de revelar seus sentimentos aos pais, temendo uma repreensão ou um julgamento, mas acho que a melhor maneira de existir uma relação legal e sincera, é deixar que os pais saibam quem realmente são os seus filhos, o que pensam, o que sentem , o que querem.
Então, conversem, conversem e conversem cada vez mais, pois essa é a melhor forma de se estabelecer uma relação saudável, de respeito, de amor e de cumplicidade!
Bjs
Teresa Carneiro

7 comentários:

  1. Olá, Teresa!
    Infelizmente essa é a realidade de muitos dos nossos alunos.
    Seu relato só vem a confirmar a excelente educadora que é, sensível, prestativa, responsável e amiga.
    Bjs...
    Fernanda Tardin

    ResponderExcluir
  2. Tereza, vim aqui especialmente para te dar um abraço! Desejo-te que este final de semana seja cheio de ternura e de muita luz. Bia

    ResponderExcluir
  3. OLA MIGA! PASSANDO PRA DEIXAR UM BEIJINHO E CONFERIR AS NOVIDADES! TA TUDO LINDO POR AKI, COMO SMPR:)
    BJINHOS GRANDES E UMA BOA 5ªFEIRA!
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Teresa,
    Vim até ao seu blog por acaso mas, achei bem interessante, com temas e ideias bem pertinentes em que algumas delas merecem da nossa parte uma paragem para uma análise mais profunda.
    Virei visitá-la mais vezes.
    Muitas Felicidades,
    Marie
    http://mistura-dartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho 16 anos quase 17 anos, estou procurando uma solução adoidadamente, meus pais não me ouvem, e se quero falar alguma coisa do que eu penso simplismente mandam eu "calar a boca" e eu pergunto por que? A resposta sempre a mesma "Porque você está errada", e eu digo mas se eu não falo o que penso, como vcs sabem que eu estou errada??? Não obtenho nenhuma resposta simplismente um fica quieta ou cala boca!
    Já pensei inúmeras vezes em arrumar um trabalho e alugar uma casa, pq simplismente não aguento mais não poder expressar o que sinto e o que penso, chega a ser chato... Pq, se meus pais não me ouvem, quem vai me ouvir?

    ResponderExcluir
  6. Meu querido anônimo....Muitas vezes e por diversas razões parece que os pais não param para ouvir seus filhos, mas isso não quer dizer que eles não os amem muito!!!!Talvez estejam atarefados, ou com problemas financeiros, emocionais, de saúde...enfim...qualquer coisa que os aflijam naquele momento. Espere então o momento certo pata tentar , através de um diálogo sincero e transparente, uma conversa calma e assertiva a respeito de suas preocupações! No momento certo tudo flui melhor!
    Bjs Teresa Carneiro

    ResponderExcluir
  7. obrigada Teresa...
    seria bom tentar mesmo em hora mais adequada...
    Muito agradecida!

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"