Seguidores e parceiros!!!!

sábado, 10 de julho de 2010

Família Desestruturada = Violência Urbana!!

Família desestruturada e violência urbana estão fortemente ligadas. É o que afirma a pesquisa realizada pelos economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Escola e Família são as principais instituições socializadoras de uma sociedade. A Família é uma peça fundamental nesse complicado problema, uma vez que a família desestruturada gera alunos problemáticos para a convivência social e escolar.

As raízes, para tais situações, são geradas desde questões sócio/econômicas, étnicas e emocionais, com consequências danosas para todo o conjunto da sociedade.

O ato de educar resulta da participação de todos. Aos pais cabe o acompanhamento da educação de seus filhos, não delegando somente a escola, tão grande responsabilidade.

Pais participantes, que demonstram interesse pelos assuntos escolares, fazem os filhos perceberem que estudar é importante.

Na verdade, as famílias desestruturadas cujos pais que não tem controle, não educam, não ensinam, e transferem todas as responsabilidades para a Escola. Normalmente geram crianças com diversos problemas emocionais, tornando inclusive a aproximação entre a escola e a família extremamente difícil.

Durante o dia são poucos os pais que retornam ao lar para almoçar. Já com o entardecer e o chegar do luar, a televisão é o atrativo, o calmante para o estresse.

Muitas vezes o filho quer demonstrar o que realizou desabafar e contar os seus problemas, partir em busca de soluções, mas os pais não possuem tempo, viram a página e lá está o filho jogado ao relento, abandonado emocionalmente. Há muitos nesse estado, sofrendo pelo descaso emocional. A família esfacelou-se, foi destruída pelo descaso de seus patriarcas

Muitos casos de violência que aparecem na mídia, se formos pesquisar a fundo as histórias familiares, quase sempre chegamos a famílias desestruturadas o que reforça mais ainda esse pensamento.


As estruturas familiares, que levam em consideração os princípios de liberdade com responsabilidade, são aplicáveis de maneira saudável para crianças em idade escolar, facilitando assim suas possibilidades de assimilação de conhecimentos e com certeza estará gerando condições para que seus membros sejam participativos, alegres, e com equilíbrio emocional.

Vamos evitar tantos casos de violência urbana estando mais próximos de nossos filhos e não tendo medo de agir como pais e educadores que somos!!

Bjs
Teresa Carneiro



Um comentário:

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"