A cena, flagrada pelo EXTRA, é reveladora: estudantes fazendo apologia às armas utilizadas por traficantes nas redondezas do colégio localizado próximo a quatro unidades da polícia.
Sem motivo
Enquanto muitos de seus colegas carregam nos pulsos as ingênuas e coloridas pulseirinhas do “rebolacion”, X., de 13 anos, sustenta na altura do peito, próximo ao símbolo da prefeitura no uniforme, a miniatura de um fuzil AR-15.
—Moro em uma comunidade carente, mas uso só (o pingente) para brincar. Na escola, eu ponho o pingente para dentro da camisa. Quando saio, coloco para fora — contou o estudante.
Para a socióloga especializada em violência em escolas, Miriam Abramovay, a prática dos jovens estudantes reproduz um comportamento muito valorizado na sociedade.
— A arma é um símbolo de masculinidade, de poder. Infelizmente, a escola não está conseguindo dar um outro modelo a essas crianças — afirmou a socióloga.
Meninas também usam
Símbolo de masculinidade ou não, a perigosa brincadeira já atraiu também as meninas. Y., de 15 anos, guarda em casa um pingente de uma fadinha segurando uma pistola. No ano passado, ela circulou com o “mimo” pelas redondezas do colégio:
— Ganhei de um amigo. Vi no pescoço dele. Trouxe para a escola uma vez, mas a minha mãe brigou comigo. Ela disse que eu não era mulher de bandido para usar esse pingente — afirma Y, uma desinibida adolescente.
Sem conhecimento
A Secretaria municipal de Educação informou que a direção da escola não tinha conhecimento de alunos usando esse tipo de acessório. Agora, a ideia é começar uma campanha de orientação, como medida de prevenção, para evitar o uso desses pingente
Olá pessoas.....
Hoje não venho postar nada agradável mas de suma importância....
Temos que dar um basta nessa violência absurda que ronda nossas crianças e agora até nas escolas??????????
Aonde vamos parar???????
Bjs
Teresa Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário