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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Material utilizado em palestra 2

Olá pessoas....

segue mais material da palestra que fiz na minha escola...

aos poucos vou continuar divulgando ok?

bjs

Teresa Carneiro


Crianças Desatentas, Hiperativas e Impulsivas:

Como lidar com essas crianças na Escola?

Estratégias que tornam o ambiente escolar facilitador do desenvolvimento da criança com TDAH

_ Arrumar as cadeiras de forma que permita a movimentação do professor por toda a sala tendo acesso a todos os alunos.

_ Manter os alunos com potencial distraibilidade sentados próximo ao professor (sem parecer punitivo)

_ Localizar a cadeira do estudante longe da janela e corredor, minimizando distratores visuais e auditivos.

_ Colocar sentadas ao lado da criança TDAH crianças que são modelos de atenção (evitando comparações entre elas).

Estratégias que visam minimizar as dificuldades de aprendizagem

_ Estabelecer uma rotina de aula e agenda.

_ Estabelecer com a criança o que é esperado dela e prêmios para o seu cumprimento (sistema de pontos).

_ Procurar manter a criança em um meio organizado, com normas de conduta claramente especificadas e limites definidos

_ Mostrar que valoriza a organização, oferecendo alguns minutos para que os alunos organizem suas carteiras e separem o material a ser usado antes de começar as atividades.

_ Reforçar a organização das tarefas premiando a fileira de carteiras mais organizadas do dia.

_ Estabelecer um trabalho em equipe com a criança ambiente colaborativo com regras claras e democraticamente discutidas com todos os alunos.

Sugestões de estratégias no desenvolvimento de tarefas ou testes:

_ Aproximar-se da criança quando estiver dando explicações ou apresentando a lição.

_ Fazer uma revisão das instruções quando estiver apresentando assuntos novos e verificar se os estudantes compreenderam as instruções (pedir que um deles repita o que é para ser feito)

_ Evitar folhas de exercícios escritas à mão, prefira impressões com letras em preto.

_ Pedir que os estudantes sublinhem as palavras chaves dos exercícios enquanto lê os enunciados

_ Pedir que façam um círculo em volta de sinais matemáticos com cores fortes que chamem atenção.

_ Desenhar bordas nos tópicos que deseja enfatizar no exercício.

_ Usar folhas de papel colorido em exercícios ou testes, principalmente se a tarefa for apontada como “chata” pelos alunos.

_ Evitar testes longos

_ Caso seja necessário um teste ou exercício com mais de uma página, oferecer uma folha e só entregar a próxima quando o aluno terminar a primeira.

_ Desenvolver sistema de recompensas para trabalhos feitos em sala e trabalhos de casa. Enfatizar o ganho pela qualidade e não pela rapidez na execução das tarefas (rapidez reforça a impulsividade).

‘num leilão de prendas no final do semestre.

_ Reforçar positivamente os passos dados em direção às metas estabelecidas. Não esperar para reforçar somente o comportamento meta.

Reforçando os passos intermediários estará mostrando o caminho para aquisição do comportamento adequado.

_ Oferecer elogios específicos do tipo: “Eu gosto de ver você fazendo suas tarefas com tanta qualidade!”. Evite elogios generalizados como: “bom garoto!”

_ Lembrar aos alunos de conferir o trabalho executado a fim de minimizar a possibilidade de trabalhos incompletos ou com erros por desatenção / impulsividade.

Estratégias para lidar com a hiperatividade

_ Conscientizar o aluno do tipo de prejuízo que esse comportamento traz para ele e para o grupo.

_ Recomendar a participação mais ativa da criança em sala de aula como um Ajudante do Professor, por exemplo. Pedir que a criança se levante para realizar incumbências, oferecendo assim uma oportunidade de se movimentar sem atrapalhar o andamento da aula.

_ Oferecer pequenos intervalos entre as tarefas.

Socialização

_ Reforçar positivamente os comportamentos adequados promovendo segurança e encorajamento.

_ Estabelecer com a turma metas de comportamento social e implementar um sistema de recompensas (sistemas de pontos).

_ Encorajar a cooperação entre os alunos durante as tarefas de aprendizagem.

_ Elogiar os alunos freqüentemente.

_ Criar oportunidades de sucesso para o portador de TDAH em sala de aula.

Reforçar suas melhores habilidades. Por exemplo: se o aluno apresentar habilidades de leitura, pedir para ele ler para a turma.

_ Dar oportunidade ao aluno de demonstrar suas habilidades.

_ Evitar pedir que ele se exponha em tarefas que tem dificuldade.

Essas estratégias devem ser aplicadas a toda a classe, pois beneficiará a todos os alunos e não só aos portadores de TDAH. E, dessa forma, não acontecerá a estigmatizarão do portador.

Com este trabalho, procuramos contribuir para o aumento de informação sobre um transtorno de alta incidência em todo o mundo e contribuir para que a população brasileira tenha instrumentos para lidar com esse transtorno minimizando as perdas nas interações sociais e no desempenho acadêmico que comprometem de forma significativa o desenvolvimento dessas crianças

Luciana Rizo _ Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFRJ Neuropsicóloga pela UFRJ


Bjs
Teresa Carneiro


2 comentários:

  1. Olá querida amiga Teresa,
    Tudo bem?
    Deixei a correria de lado para passar aqui no seu lindo blog e deixar um comentário.
    Continue sempre postando essas matérias que nos dá conhecimento e entendimento.
    Muito obrigada,
    Vc é bênção,

    beijos
    Suely

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  2. Vim, te convidar a comemorar comigo, as minhas 32 mil visitas. Te espero, no toque pra pegar o selinho comemorativo e deixar a sua marquinha.
    bjus
    san

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"