Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 24 de maio de 2009

Quais são as inteligências Múltiplas?

AS 8 INTELIGÊNCIAS DE GARDNER

Visual/especial- Imagens, gráficos, desenhos, mapas, esboços, quadros, figuras, orientação espacial, rabiscos, imaginação, visualização, sonhos, pesadelos, filmes e vídeos.
Lógica / matemática-Razão, lógica dedutiva e indutiva, fatos, dados, informação, listas, bases de dados, seqüências, organização, análise, provas, conclusões, avaliações e asserções.
Verbal/lingüística-Palavras, mitos verbais, fala, escrita, estudar, ler, papéis, ensaios, poemas, peças, narrativas, líricas, ortografia, gramática, línguas estrangeiras, memos, boletins, jornais, E-mail, faxes, palestras, conversas, diálogo e debates.
Musical/mística -Música, ritmo, batida, melodia, tons, allegro, timbre, tenor, soprano, ópera, barítono, sinfonia, coro, madrigais, rap, rock, ritmo, blues, jazz, clássico, folclórica e sons repetitivos (jingles).
Corporal/Cinestésica -Arte, atividade, ação, experiência, manual, experimentos, tentar, fazer, atuar, dramas, esportes, arremesso, pegar, pular, dançar, reunir, separar, formar, reformar, manipular, trocar, sentir, aprofundar e participar.
Interpessoal/Social -Interagir, comunicar, convergir, empatia, simpatizar, alcançar, cuidar, falar, rir, chorar, tremer (de medo ou raiva), socializar, encontrar, sondar, conduzir, seguir, grupos, clubes, carismas, multidões, reuniões e pares.
Intrapessoal/introspectiva-Self, solidão, meditar, pensar, criar, ponderar, refletir, vigorar, estar consigo, objetivo, planos, sonhos, escrever, ficção, não-ficção, poesia, afirmações, líricas, canções, peças de teatro, comentários, introspecção e inspecção.
Natural -Natureza, natural, ambiente, ouvir, observar, classificar, fazer longos passeios, subir, pescar, caçar, mergulhar, fotografar, árvores, folhas, animais, coisas viventes, flora, fauna, ecossistema, céu, grama, montanhas, lagos e rios.

4 comentários:

  1. Gostaria de somar algumas palavras ao texto, que entendo ser de bastante relevância para a nossa vida, pois temos que perceber as diferentes habilidades das pessoas que nos cercam, tanto no lado profissional, familiar e convivência com os amigos...

    "A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações."

    By Afonso Paiva

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Afonso,
    Seu comentário é muito pertinente e esclarecedor.
    Realmente Gardner deu uma nova visão sobre as habilidades e inteligências de cada indivíduo, levando em consideração que cada ser é único e tem suas especificidades.

    Gostei muito de sua contribuição e espero que venha sempre aqui no blog para trocarmos idéias...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. A Teoria de Alfred Binet (Testes de QI) foi "substituída" pela de Howard Gardner (Inteligências Múltiplas) no século XX.

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"