Seguidores e parceiros!!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Geração Y



Geração Y
Você é desta geração?

Por Stephanie Armour, USA TODAY (Tradução de Mayra Saidemberg) /Adaptado por Teresa Carneiro

Eles são jovens, espertos e ousados. Usam chinelo no escritório ou ouvem iPods em suas mesas. Eles querem trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida. Esta é a geração Y. Uma força de milhões de pessoas que pela primeira vez estão entrando em suas profissões e tomando seu lugar no mercado de trabalho incrivelmente multigeracional.
Fiquem prontos, pois esta geração, cujos membros ainda não atingiram os 30 anos, é diferente daqueles que vieram antes deles. Esta geração está entrando na força de trabalho e pessoas com 60 anos de idade estão agora trabalhando ao lado de pessoas de 20 anos de idade, graduados do colégio com mente fresca estão supervisionando trabalhadores que poderiam ser seus pais. E os novos iniciantes no trabalho estão trocando suas profissões mais rápido do que os estudantes passam de série que estão estudando, criando frustração para os empregadores, que lutam para reter e recrutar talentos de alta performance.
Diferentemente das gerações que se foram antes deles a Geração Y, tem sido cuidada, nutrida e programada com inúmeras atividades desde as fraldas. Isso significa que eles são ao mesmo tempo voltados para alta performance, e alta manutenção.
A Geração Y cresceu questionando seus pais e agora estão questionando seus empregadores. Eles não sabem se calar, o que é ótimo, mas isto é um agravante para o gerente de 50 anos. Eles dizem: “Nós estamos desejosos e sem medo de mudar o status quo”. “Um ambiente onde a criatividade e independência de pensamento são procuradas, será atraente e positivo às pessoas de minha idade. Nós somos muito independentes e hábeis tecnicamente”.
A Geração Y não espera permanecer no emprego ou na carreira, por muito tempo. Não gostam de ficar por muito tempo em qualquer compromisso, esta é a geração de tarefas múltiplas, e eles podem viajar pela Internet, comunicam-se por e-mail, pelos seus Blackberrys (computadores de mão), ao mesmo tempo em que falam nos celulares enquanto conversam online. A Geração Y se sente totalmente confortável com tecnologia. Enquanto os cinqüentões preferem um telefonema ou encontro pessoal para falar sobre um tópico importante, os trabalhadores jovens podem preferir solução virtual do problema.
Mas algum conflito é inevitável. A pesquisa indicou que mais de 70% dos trabalhadores mais velhos estão desvalorizando as habilidades dos trabalhadores mais jovens e, perto de 50%, diz que os mais jovens estão desvalorizando as habilidades dos companheiros de trabalho mais velhos.
............

E fica minha pergunta: Até onde é saudável para a própria geração Y essa desvalorização?
Bjs e até a próxima

7 comentários:

  1. Seu artigo demonstra com muita clareza a situação atual do pensamento dos jovens recem-formados e recem-contratados.Difícil vai ser fazer acabar com o ranço que ainda resiste na cabeça de alguns trabalhadores e empregadores mais idosos.Trabalho com crianças e adolescentes em risco tentando colocá-los no mercado de trabalho e sinto o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Como não foi possível me identificar ,por falta de espaço , no comentário anterior venho fazê-lo agora : meu nome é Maria Delfina da Silva Carneiro,sou professora,orientadora pedagógica e advogada,aposentada e voluntária em serviço social, tenho 76 anos e sou sua orgulhosa mãe.

    ResponderExcluir
  3. orgulhosa sou eu por ser filha de uma pessoa tão maravilhosa como voce. Se hoje sou quem sou, devo meus pilares de educação à voce e ao papai, sempre tão presentes em minha vida...me incentivando e me orientando....
    Voce é a resposta pela escolha da minha profissão, pelo seu exemplo impecável como mãe, profissional e mulher...Te amo mãe!

    ResponderExcluir
  4. Esse artigo se enquadra na minha realidade quase como um "mapa astral". Nós, recém formados, lidamos constantemente com essa trava e aversão à evolução natural das coisas.
    É difícil fazer as pessoas entenderem essa nova dinâmica. Mas ainda bem que existem pessoas como você e dona Maria Delfina. Exemplos "pró-modernidade". Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa
    Vejo meus filhos nesse seu texto, mas assim como minha ilha e a suadefiniram, isso vem da educacao que demos, permitindo e incentivando que lutassem por aquilo que achavam ireito, dando claro, liberdade orientada...
    O que acho fantastico, cabe a TODOS saberem encarar essa nova fase da vida que se apresenta...

    ResponderExcluir
  6. nossa
    vejo meus filhos nesse seu texto [2]
    amo os seus post
    bjs

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"