Seguidores e parceiros!!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SUPERPROTEÇÃO!!!

Olá pessoas!!!!!

Hoje vim falar sobre superproteção dos pais com seus filhos.

Recentemente li um artigo na Revista Veja, onde vários exemplos foram dados de pais superprotetores e fiquei estarrecida com o que li!

Em alguns relatos, mães diziam que nao deixavam seus filhos entrarem nem na cozinha por ser extremamente perigoso; em outros elas diziam que quando viam seus filhos brincando com outras crianças e por qualquer motivo, essas criancas se desentendessem, a mãe ia brigar com a crianca e "proteger" sua cria; em outros li que a mãe levava e pegava na porta da FACULDADE a filha de 22 anos, porque era muito perigoso.

Gente... realmente estamos vivendo em um mundo com violência sim, mas esse tipo de superproteção não ajuda em nada... pelo contrário, essas criancas demoram mais a amadurecer, a pensar em que atitude tomar quando uma situação de risco acontece, e acabam achando que o mundo em que elas vivem (criado pelos próprios pais) é um mundo maravilhoso, sem maldade, sem violência e retardam seu amadurecimento!

Sabemos que as crianças desenvolvem sua personalidade até os 7 anos e que continuam a reter informações até a 2a idade. Mas depois quando alcançam a adolescência e começam a alçar vôos, precisam sair debaixo das asas protetores de seus pais e realmente colocar em prática todos os valores aprendidos até então. Esse é um dos grandes desafios de pais educadores!

Penso que, enquanto pais que somos, temos sim que zelar e cuidar de nossas "crias"...mas tambem temos o dever de alertá-los e prepará-los para os perigos e/ou situações de risco que porventura venham a acontecer!

Tudo que é demais acaba sobrando... inclusive excesso de proteção!!!

Bjs
Teresa Carneiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"