Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 1 de abril de 2012

SEMANA SANTA

Quaresma Tempo de jejum?

A Quaresma deverá ser um tempo para “jejuar” alegremente de certas coisas e também para “fazer festa” de outras.
Neste tempo deveremos: jejuar de julgar os outros e festejar porque Deus habita neles.
Jejuar do fixarmo-nos sempre nas diferenças e fazer festa por aquilo que nos une na vida.
Jejuar das trevas da tristeza e celebrar a luz.
Jejuar de pensamentos e palavras doentias e alegrarmo-nos com palavras carinhosas e edificantes.
Jejuar de desilusões e festejar a gratidão.
Jejuar do ódio e festejar a paciência santificadora.
Jejuar de pessimismos, e viver a vida com otimismo como uma festa contínua.
Jejuar de preocupações, queixas e egoísmos; festejar a esperança e a Divina Providência.
Jejuar de pressas e angústias; fazer festa em oração contínua à Verdade Eterna.
Quaresma tempo de encontro com Deus.

O que é a Quinta-feira Santa?

A semana santa é composta por uma sucessão de eventos, começa no domingo de ramos e termina no domingo de páscoa. A quinta-feira santa precede os acontecimentos maiores da sexta-feira onde Jesus é crucificado.
A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja segui-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
Neste sentido, o Evangelho de São João apresenta a Jesus 'sabendo que o Pai pôs tudo em suas mãos, que vinha de Deus e a Deus retornava', mas que, ante cada homem, sente tal amor que, igual como fez com os discípulos, se ajoelha e lava os seus pés, como gesto inquietante de uma acolhida inalcançável.

O que é sexta-feira santa?

A sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão é uma data de profundo respeito e reflexão.
Jesus foi julgado, condenado e crucificado nessa data. Ele aceitou morrer para nos salvar, salvar os pecados dos homens.
A sexta feira santa é o ápice da semana santa quando Jesus é julgado e condenado a crucificação, uma morte cruel praticada pelo império romano.

O que é o Sábado de Aleluia?

O sábado santo ou sábado de aleluia é também conhecido como vigília pascal, período em que as pessoas se reúnem em profunda oração aguardando a ressurreição do Cristo Salvador.
Esse é um dia de reflexão, vigília, espera pelo momento da ressurreição de Jesus, sua volta triunfante do mundo dos mortos para salvar os homens de todos os seus pecados, um ato de amor supremo pela humanidade.

O que é o domingo de páscoa?

O domingo de páscoa conclui a quaresma, a semana santa. No domingo de páscoa celebramos a vitória de Jesus que desceu a mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia para salvar os pecados de todos os homens.
Jesus cumpre sua missão como homem e sobe aos céus para então retornar ressurreto para se sacrificar em prol da humanidade, para passar a palavra a seus discípulos sobre a boa nova, sobre o inicio da era da salvação.
O domingo de páscoa é uma das datas maiores do calendário cristão. Época de comemorar, festejar, afinal o salvador resuscitou para nos salvar.

2 comentários:

  1. Olá Teresa,
    Que bom receber notícias e saber q está recuperada e q emagreceu bastante. Glória a Deus.

    Creio que o Senhor tem cuidado de vós.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  2. olá amiga!:) Meu blog faz 2 aninhos e vim oferecer um miminho, para vc! Obrigada pelo seu carinho, gentileza e amizade, mais um aninho! Fico mesmo muito feliz por ter uma amiga virtual tão querida como vc! :) Uma semaninha feliz! bjinhos, Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.pt

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"