Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 15 de junho de 2014

UBUNTU

Em 2006, no Festival Mundial da Paz em Floripa, a jornalista e filósofa Lia Diskin, falou sobre o caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo que estudou por um tempo os usos e costumes da tribo e, ao terminar seu trabalho, enquanto esperava pelo transporte até o aeroporto, propôs uma brincadeira para as crianças.
Colocou uma porção de balas e doces num cesto e deixou debaixo de uma árvore. Então chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam correr até o cesto, e aquela que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram atrás da linha que ele desenhou no chão e quando ele disse “Já!”, todas elas se deram as mãos e correram em direção ao cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si, e todas comeram felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se apenas uma poderia ter ficado com tudo. Elas simplesmente responderam: “UBUNTU, tio. Como um de nós poderia estar feliz se o outros estivessem tristes?”.
Ele ficou desconcertado! Estudou a tribo durante meses, e não havia compreendido a essência daquele povo. UBUNTU significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”. Perceba o detalhe: “porque SOMOS”, não “porque sou”, “porque tenho” ou “porque temos”.

Um comentário:

  1. Querida amiga

    Há lugares
    que o coração
    gosta de viajar.
    Lugares onde a amizade
    um dia bebeu da alegria,
    e por isso decide voltar.
    Lugares como este.

    Um grande abraço,
    e obrigado pela amizade.

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"