Uma profissão desvalorizada
Pesquisa com estudantes do Ensino Médio comprova a baixa atratividade da docência.
Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular

A pesquisa, que ouviu 1.501 alunos de 3º ano em 18 escolas públicas e privadas de oito cidades, tem patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA e contou ainda com grupos de discussão para entender as razões da baixa atratividade da carreira docente. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os jovens pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante .
Link da entrevista na íntegra:http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml
Olá pessoas!
Recebi de uma amiga essa entrevista por e-mail e infelizmente não me surpreendi com nada que estava escrito....
Há alguns anos venho comentando com amigos, e até mesmo no trabalho ,sobre essa triste realidade que a Educação está passando em nosso país!
Nós Educadores não somos reconhecidos pelas famílias, pelos alunos, nem mesmo (em alguns casos) pelos próprios profissionais da área!
Já estão faltando professores e motivos para estes dados são principalmente, os salários baixos, falta de valorização, indicisplina e falta de valores dos alunos e tantos outros motivos!
Mas eu escolhi ser Pedagoga e tenho enorme prazer no que faço, tenho orgulho de ser Educadora, mesmo com todas as injúrias da nossa profissão!
Espero que nossos governantes se preocupem e olhem com um pouco mais de carinho pela Educação no país, ou não teremos mais professores dentro de sala de aula!!!!
Bjs
Teresa Carneiro

Oi Teresa,
ResponderExcluirTb li a reportagem da revista Nova Escola e fiquei muito chateada, mais não surpresa. A verdade é que muito ainda tem que ser feito para uma real valorização dos profissionais da educação.
Um grande abraço p vc e seu blog continua maravilhoso.
Amiga Teresa.
ResponderExcluirPenso que além do governo,
nós professores como classe,
precisamos nos reencantar pela profissão.
Conquistar a sociedade e assim exigir dela
parceria na melhoria da qualidade educacional.
Lutar por nossos direitos e não implorar por eles.
Imagino um tempo assim.
Posso ser sonhador, mas acredito.
Feliz final de semana para ti.
Parabéns professora, tem toda a minha admiração e respeito.
ResponderExcluirVoltarei mais vezes por aqui.
beijinho