Seguidores e parceiros!!!!

sábado, 20 de março de 2010

Parceira família e escola!!!

A família é o primeiro lugar na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa.

É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.

É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.


Por isso se faz necessária a presença dos pais junto à escola....e mais importante ainda é saber se essa escola é uma Escola Educadora ou simplesmente uma Escola Prestadora de serviços!!!!

Bjs
Teresa carneiro

Um comentário:

  1. Olá, Teresa!
    Parabéns pela postagem.
    Penso exatamente como você:
    "a escola e a família devem atuar juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando."
    Infelizmente algumas vezes nos deparamos como uma realidade cruel, com família desestruturadas, que não nos apoiam, no entanto não podemos desanimar e devemos sempre seguir em frente na luta.
    Bjs...

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"