Seguidores e parceiros!!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

AULA DE ÉTICA!!!

"Aula de ética é em casa, não na escola" é o título do mais recente artigo de Gustavo Ioschpe (revista Veja, edição nº 2171), economista que se autodefine como "especialista em educação". O artigo defende a formação da consciência ética como tarefa da família, asseverando que nossas escolas e professores são incompetentes nesse aspecto, para o que basta constatar o fato de que a cola, o mais grave delito (segundo Ioschpe) praticado no ambiente escolar, jamais é devidamente punida. Abaixo alguns trechos do artigo:

“Ao mesmo tempo em que são incompetentes e doutrinárias no ensino da ética, nossas escolas são antiéticas em sua prática. O exemplo mais claro: a cola.”

“Nos meus tempos de aluno, havia gente colando.......em vários casos os professores notavam e então caminhavam pela sala, parando perto do “colador”.

“ Mas se não me falha a memória, em onze anos de escola jamais vi um único aluno perder a prova, a nota do bimestre ou sofrer sanção mais séria por um delito que é provavelmente o mais grave para um ambiente em que se prega o saber.O ensino da ética , em uma realidade assim, é um deboche.”

Olá pessoas......

Hoje, após ler esse artigo na Revista Veja, resolvi vir aqui para falar um pouco a respeito.

Não sei em que escola essa pessoa estudou e que tipo de professores passaram por sua infância e adolescência, porém posso afirmar que na escola que trabalho a ética é ensinada diariamente e nas pequenas atitudes tomadas pelos profissionais que nela trabalham.

Concordo quando ele diz que "Aula de ética é em casa, não na escola", e isso está cada dia mais sendo feito realmente pelas escolas , talvez daí venha a inversão de valores que vivemos hoje. Mas não posso concordar que as escolas não tomem providências em relação à cola quando ela é “pega” pelo professor.

Já tivemos vários casos de alunos que tiraram 0 na prova porque foram pegos colando e alguns ficaram em reprovação sim por conta dessa atitude deles. Quando isso ocorre, a cola é grampeada junto à prova e fica guardada na escola como “documento”. A família é chamada para que haja uma parceria e juntas, FAMÍLIA E ESCOLA, possam achar uma orientação melhor para o aluno .

Mas não é só isso que se ensina como ética em escola.....vamos deixar para um próximo post.

Bjs

Teresa Carneiro


Um comentário:

  1. Olá miga querida:)
    Para me desculpar pela minha ausência nestas ultimas semanas...venho oferecer o selinho da amizade, que fiz a pensar em todas as minhas amigas e sobretudo no quanto eu fico feliz por ter encontrado
    neste mundinho virtual, amigas tão amorosas e queridas como você! O selinho está logo nos 1ºs posts do blog mas deixo também aqui o link:
    http://dl.dropbox.com/u/2444571/PresentesOferecidos/selinho%20amizade.jpg

    Espero que goste! É de todo coração:)
    um grande beijinho e um lindo fim de semana!
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"