Especialistas dão dicas para a volta às aulas
Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Parte das escolas da rede particular de ensino inicia o ano letivo nesta segunda-feira (31). O período é um momento de adaptação para as crianças que irão à escola pela primeira vez ou mudaram de instituição de ensino.
- Controle da ansiedade: O ideal é que antes da matrícula os pais tenham visitado o espaço e conhecido o projeto pedagógico da escola. "Além de se informar sobre a filosofia, os pais têm de saber regras como horários, uso de uniformes, lanches e canais de comunicação. No caso das crianças menores, é necessário se livrar da culpa. "Neste momento a maior dor é dos pais, principalmente da mãe, que sente que deixa de cumprir uma tarefa..
- Presença na adaptação: Muitas escolas permitem que os pais permaneçam na escola durante a fase de adaptação da criança. Nesta fase, o ideal é que o pai ou mãe da criança participem do processo ou invés da babá ou até mesmo de outro parente próximo.
- Tempo reduzido na escola: Manter a crianças em períodos mais curtos do que a carga horária regular para que ela se acostume e não canse é uma estratégia recomendada.
- Mudança na rotina: Com as férias, crianças e principalmente adolescentes não têm horário para dormir ou se alimentar. Para evitar o cansaço e fazer com que o estudante se adapte ao ritmo de aulas, o ideal é mudar a rotina dias antes do início das aulas, como por exemplo, fazendo com que ele durma mais cedo.
- Importância do diálogo: Pais devem sempre alertar os filhos, independente da idade, sobre a importância da escola e dos estudos. No caso das crianças pequenas, é necessário explicar o que ele vai fazer na escola e que os pais irão buscá-la ao fim do dia. Entre os adolescentes é necessário reforçar a importância de levar os estudos a sério
- Cada aluno tem seu tempo: Não há tempo ideal para que uma criança se adapte na escola. Enquanto uma se sente bem em uma semana de aulas, outra pode chorar diariamente nos três primeiros meses. O importante é respeitar os limites de cada criança. Segundo especialistas, dificilmente há casos em que não ocorre a adaptação.
Peso da mochila
Outro item a ser verificado pelos pais na volta das aulas é o peso das mochilas das crianças. Para evitar futuras lesões na coluna, o peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal do aluno, segundo fisioterapeutas.
Puxar a mala escolar por meio de carrinhos também é uma boa alternativa,desde que o puxador esteja na altura do braço paralelo ao tronco. Caso contrário, em outras posições, também é prejudicial.

Olá Teresa! Conheci o seu blog através do blog da cida!Adorei seu cantinho. Espero que possamos trocar muitas figurinhas viu! =) Grande abraço!
ResponderExcluirOlá Teresa,
ResponderExcluirboa noite amiga!!!
tudo bem c/ vc?
Ah! Obrigada pelo carinho (site), o mesmo ainda está em construção, mas resolvemos já coloca-lo no ar. Estamos providenciando as correçòes.
Ah! Q otimas dicas!!! Vou passar p/ minha irmã tb ler...
beijos
Suely
Querida amiga
ResponderExcluirE a melhor dica,
não economizar as alegrias,
os sorrisos, os abraços,
e as esperanças...
Que sempre haja em tua vida,
sonhos por sonhar...