Seguidores e parceiros!!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O abraço acolhedor



Quando atendemos uma mãe (ou um pai) ansiosa por saber a situação real de seu filho na escola, não podemos nos esquecer que por trás daquela mãe angustiada existe uma pessoa, com suas questões emocionais, com uma história própria de vida, com seus anseios e dúvidas.
Quando elas nos procuram na escola, na verdade nem sempre estão prontas para ouvir coisas negativas de seus filhos, até porque, nós mães, temos sempre mania de nos sentirmos culpadas, mesmo sem termos culpa nenhuma!
Quando então começamos a relatar o comportamento de suas “crias” vemos claramente uma expressão de desconforto ou até podemos, por diversas vezes, ver algumas lágrimas de decepção (sentimento forte esse) rolando em seu rosto.
É nessa hora que entra o abraço acolhedor. Um abraço é capaz de romper barreiras, quebrar muros, abrir o horizonte, afastar toda e qualquer angústia, acalmar o coração, traduzir a amizade ou apenas “dizer”: estou aqui com você, nessa sua energia, nessa sua sensibilidade!
A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa. Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do aluno. A parceria com a família e os demais profissionais que se relacionam de forma direta ou indireta com a criança é que vai ser o diferencial na formação desse aluno.
Agradeço todos os dias por ter escolhido minha profissão onde sempre posso dar esse abraço acolhedor com retorno positivo a essas mães!

Bjs
Teresa carneiro

2 comentários:

  1. Oie, amei seu blog.
    Ja sou seguidora.
    Levei essa mensagem maravilhosa pro meu blog.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil...fiquei muito honrada por vc ter levado meu texto pro seu blog....fique a vontade e venha sempre....bjs Teresa

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"