Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 7 de junho de 2009

Professor, Educador!


Professor, Educador!

(Texto - Valéria Franco. - Psicopedagoga.
Adaptação – Teresa Carneiro - Pedagoga)

A postura do professor (a) é fundamental, e deve ser condizente com a função que exerce. Temos que formar nos alunos o domínio da vontade. Temos hora para tudo na vida. Na vida real não fazemos tudo que queremos, a toda hora. Isto se chama disciplina. A disciplina na escola existe para que formemos no aluno a capacidade de domínio da vontade. Quem não domina as pequenas ações (vontades) não será capaz de dominar no futuro os seus impulsos.
A fixação de normas de conduta dos alunos deve ser fixada no primeiro dia de aula. Essas normas têm de ser coerentes com a faixa etária e possíveis de serem cumpridas. Não se fazem normas que não poderão ser cumpridas (por serem rígidas demais). A escola deve ter normas gerais de conduta do aluno e do professor que devem ser seguidas por todos.
O Professor não pode ter uma conduta na escola e outra fora dela. A sua conduta pessoal na escola e fora tem que ser a mesma. Educada, formativa. O nosso comportamento é ditado pela aprendizagem. A aprendizagem prevê mudança de comportamento. Se mudarmos nosso comportamento é porque temos a certeza absoluta da importância de tal atitude para a nossa vida, para a comunidade e para nossa família. O professor tem que saber o porquê da escolha da profissão. Ser professor requer: dedicação, atenção constante aos pontos formativos de nossa conduta, domínio da vontade para dar o exemplo, maturidade emocional, fundamentação pedagógica das atitudes que toma, respeito aos pontos discordantes, não esquecer as diferenças individuais, fazer do trabalho escolar uma unidade de ação e não uma uniformidade, etc.
A nossa responsabilidade na formação do aluno é muito grande. Trabalhamos com crianças, adolescentes, adultos, isto requer uma compreensão clara da pessoa humana e as suas relações e interações com as outras pessoas. A postura do professor está relacionada com o seu envolvimento no processo educativo dentro e fora da escola. A escola quer formar cidadãos conscientes que sejam agentes de transformação social
Qual seria, portanto, o papel do professor? O educador é aquele que, tendo adquirido o nível de cultura necessário para o desempenho de sua atividade, dá direção ao ensino e à aprendizagem. Ele assume o papel de mediador entre a cultura elaborada acumulada e em processo de acumulação pela humanidade, e o educando. A alienação de seu trabalho ocorre quando ele ignora a realidade à sua volta, e reduz seu trabalho a uma rotina de sala de aula, cujo objetivo restringe-se à mera transmissão de informações, postura que não condiz com seu papel de educador. Educar é segundo Paulo Freire (1979), completar, porque o homem é ser inacabado, que sabe disso e por isso se educa. O saber se faz através de uma superação constante, por isso não pode o professor se colocar na posição do ser superior que ensina um grupo de ignorantes, mas sim na posição humilde daquele que comunica um saber relativo.

Bjs
Teresa Carneiro

8 comentários:

  1. Teresa, que maravilha de texto,este artigo me reporta a vários assuntos conversados por nós.Você é perfeita amiga.Sou sua fã incondicional.Um grd beijo no seu coração.Vleu.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Continue postando, estou adorando.
    bjsss
    Pat Mello

    ResponderExcluir
  3. minha querida amiga Sandra!É muito prazeroso vir ao blog e ver seus comentários...vc diz que é minha fã e eu digo que sou sua super fã....estamos bem não é? rsrsrsrsvenha sempre aqui minha linda!
    bjs Teresa

    ResponderExcluir
  4. Oi Pat! que bom que conseguiu postar!fiquei muito feliz com sua visita!
    sempre que puder venha dar uma olhadinha ok?bjs Teresa

    ResponderExcluir
  5. tenho orgulho de voce mami :D
    te amo

    ResponderExcluir
  6. Opa!! Paulo Freire eu conheço!! Método Ver, Julgar e Agir! Estudei muito isso na faculdade! :P

    Muito bom o artigo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. babi minha filha linda!!!!!!!
    que bom que vc tem orgulho de mim~
    te amo incondicionalmente!
    bjs
    mami

    ResponderExcluir
  8. Oi livia....realmente esse era o método!!!!!
    que bom que vc gostou...
    venha sempre aqui ok?
    bjs teresa carneiro

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"