Seguidores e parceiros!!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dicas para estudar melhor!!!


É possível aprender sozinho sobre qualquer assunto, e o segredo, segundo especialistas, não está na quantidade de aulas ou no acompanhamento, mas na forma de estudar, o que exige técnica, curiosidade e, claro, disposição. O primeiro passo para aprender com eficiência é identificar, na sua rotina, onde existe desperdício ou economia de tempo. Basta somar 20 minutos diários de leitura !

1 - Encontre tempo
O estudo eficiente exige disponibilidade de tempo e regularidade. Se você é um daqueles que "não têm tempo para nada", comece esquematizando e planejando suas tarefas semanais. Minutos gastos todos os dias no trânsito, numa fila ou transporte coletivo são valiosos quando somados.
2 - Administre a agenda

Monte uma planilha com as atividades da semana por dia, para verificar se não está gastando tempo demais com tarefas irrelevantes ou pouco tempo com tarefas essenciais.
3 - Organize um local para estudar

Por maior que seja o seu poder de concentração, o barulho impede que haja 100% de aproveitamento numa leitura ou na memorização. Por isso é importante escolher um local arejado, bem iluminado e silencioso.
4 - O isolamento é essencial

Para estudar sozinho de forma eficiente, avise os amigos e os familiares de que, pelo menos por alguns minutos, você terá de se isolar. Interrupções constantes prejudicam o aprendizado.
5 - Saiba motivar-se constantemente

Ao contrário da infância, quando se é estimulado pela família e pelos professores a aprender, na idade adulta é preciso cuidar da automotivação, assumindo a responsabilidade pela qualidade do seu aprendizado.
6 - Faça um planejamento do aprendizado

Estabeleça prioridades e planeje as estratégias para alcançar o seu objetivo, que é adquirir determinado conhecimento. Isso inclui assimilar, organizar as idéias na mente e saber expressá-las de forma opinativa.
7 - Anote sempre

Fazer anotações é uma estratégia que pode ajudar a agilizar o aprendizado e até uma revisão. Não é necessário um grande detalhamento, só um lembrete rápido e resumido sobre determinado tópico.


3 comentários:

  1. Olá amiga Teresa, pois é... tudo o que se deu ao trabalho de elaborar e de escrever é realmente espectacular. Há realmente muitas maneiras de conseguir estudar aproveitando o tempo da melhor maneira possivel. Em qualquer lugar, isolado, fazendo anotações etc... Agora resta saber é se se vão dar ao trabalho de ler o que a Teresa escreveu. Espero bem que sim, pois é uma grande ajuda a que aqui postou. Gostei. Beijócas e boa semaninha

    ResponderExcluir
  2. SÓ O SENHOR É DEUS

    Existe um Deus que tudo sabe,
    Ele conhece o teu deitar e o teu levantar,
    Ele é o Deus de ontem e de hoje,
    Ele nunca mudou e nunca mudará,

    “Inútil vos será levantar de madrugada,
    Repousar tarde, comer o pão que
    Penosamente granjeastes; aos seus
    Amados ele o dá enquanto dormem”. (Sl 127:2)

    Ele cuida de você enquanto está dormindo.
    Este é o Deus que eu sirvo, ele vai abri portas para você,
    Até onde não tem parede porque ele te ama,
    E neste exato momento, ele está cuidando de você,
    O todo poderoso está contigo, não temas, creia,
    Com ele a tua vitoria está garantida...
    SORRIA JESUS TE AMA...

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha2.zip.net

    ResponderExcluir
  3. a senhora plantou hoje uma semente no meu coracao obriagda deus te abencoe

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"