Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 25 de outubro de 2009

SABER OUVIR O OUTRO!!!


Olá pessoas....
O texto abaixo é bastante pertinente para nosso dia-a-dia!
Faço isso sempre no meu trabalho , já que sou Orientadora Educacional, e uma das minhas funções é ouvir os alunos, os pais, os funcionários....
Bjs e boa leitura...
Teresa Carneiro

Em um curso de liderança o professor pediu para que os alunos fizessem uma breve apresentação e dissessem as razões que os levaram a participar deste treinamento. Quando chegou à quinta pessoa do grupo, o professor pediu para que ele dissesse o que sua colega que acabara de se apresentar havia dito.
"Ah?", foi o único som que saiu da sua boca. Ele estava tão ocupado pensando no que iria dizer a seu respeito na hora da sua apresentação que teve que pedir desculpas a sua colega, pois não havia escutado uma só palavra.
Então fui pesquisar o que interfere, para que você ouça com atenção:

- Você está esperando para falar.
- Você está aborrecido.
- Você está pensando em outro assunto.
- Você pensa que sabe o que a outra pessoa vai dizer.
- Você está com pressa.
- Você está zangado.
- Você está cansado, com fome ou sede, sentindo calor ou frio.
Muitos líderes, mesmo anunciando que as portas estão abertas, não sabem ouvir e os subordinados em contrapartida deixam de expor seus sentimentos por medo do que poderá acontecer ou por receio de serem totalmente ignorados.

Por que nos tornamos tão maus ouvintes? A grande falha ocorreu no sistema escolar, dando muita ênfase a ensinar, a ler e a escrever. O treinamento para ouvir vinha por forma de advertência: "prestem atenção", "ouçam", "abram os ouvidos". Ingressamos no mercado de trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado por bons ouvintes é três vezes maior.
Então o que podemos fazer para nos tornar bons ouvintes?

- Esteja atento e demonstre isso. Mantenha um bom contato visual, acenando com a cabeça.
- Preste atenção não só ao que é dito, mas também como é dito.
- Interprete o que as mensagens não verbais querem dizer.
- Não adianta só ouvir, mas entenda o que está sendo dito.
- Faça um resumo do que você ouviu, para checar se você entendeu a mensagem corretamente.
Na prática, aprender a ouvir requer paciência, disciplina e autocontrole, o que não é fácil. Mas sabemos que a única maneira de mantermos pessoas ao nosso lado é ouvindo o que elas têm a dizer.

José Emilio Menegatti

8 comentários:

  1. Oiii Teresa, que legal esse post saber ouvir é isso que estamos prescisando...rs
    Obrigada pelo carinho, como dizia minha vó levanta sacode a poeira menina...
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Teresa, precisamos aprender ouvir.
    Amiga, estou repassando uns selos recebidos e tem alguns especiais para você!
    Um outro assunto: Estamos debatendo sobre as bromélias. Vamos participar?
    Um grande abraço!
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Oi Tê,este texto do Menegatti realmente é fascinante,sabe Teresa ele é bem pertinente para todos do contexto escolar,assim como na prática da vida,no entendimento do eu e do outro.
    Sabemos que é difícil falar,mais difícil ainda é saber ouvir.
    Esta semana, conversando com uma pessoa com Doutorado, percebi através do nosso pouco contato,como foi grandioso ouvi-la contar que numa trigo de índios, ainda sendo estes socializados,aconteceu com um dos integrantes(VISITANTES E PESQUISADORES)de gritar com outro membro do grupo,que por coinscidência era seu filho,então o chefe da tribo vendo aquela discussão horripilante chegou até ele e arrematou a flexa para matá-lo, então o chefe da tribo lhe fez uma simples pergunta:
    Ele é seu FILHO ou seu INIMIGO?
    É preciso resgatar em nós o prazer de ouvir e entender o que estamos ouvindo ,da mesma forma será com os nossos alunos,que por vzs não são interpretados de maneira correta pelo simples fato de não sabermos ouvir.
    É uma prática que precisamos desenvolver diariamente em tudo e com todos.
    Um gd bj amiga.

    ResponderExcluir
  4. ola´, esse texto vale pro nosso dia a dia tb .. tem selinho p vc ,, bjs LIN

    ResponderExcluir
  5. AGRADEÇO TERESA SUA VISITA E PARTICIPAÇÃO ATIVA EM MEU BLOG...CONVIDO VOCÊ PARA CONHECER MEU BLOG "GRAÇA COM GRAÇA" ONDE ESTOU POSTANDO TODOS OS SELINHOS QUE TENHO RECEBIDO!
    ESTOU COM SELINHOS PARA REPASSAR...LOGO TE AVISO!
    PAZ NO SEU CORAÇÃO...
    BJ
    GRAÇA

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe um dia... Obrigada pelo oferecimento... A dor é real, tenho que desabafar em algum lugar, nem que seja em meio as minhas borboletas, no meu verde, no meu jardim virtual...
    Amo vc, de coração!!!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    O espaço Jesus Minha Rocha está completando 4 anos de existência e 85.000 visitas e você faz parte dessa história. Vem comemorar comigo e traga seu mimo.

    Te espero por lá.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha2.zip.net

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE AMIGA!
    ESTOU PASSANDO PARA TE OFERECER "SELINHOS COM CARINHO"...PASSA NO BLOG "GRAÇA COM GRAÇA" ESPERO QUE ACEITE É DE CORAÇÃO!
    PAZ NO SEU CAMINHO...
    BJ
    GRAÇA

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"