Seguidores e parceiros!!!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Como os pais devem lidar com os sentimentos dos filhos?

Muitos pais apresentam dúvidas e ansiedades para lidar com o comportamento de seus filhos. No intuito de proteger a crianças acabam por impossibilitar que eles aprendam a enfrentar responsabilidades. Ter responsabilidade é necessário para o amadurecimento do serhumano.
Os pais não podem querer evitar que o filho sinta tristeza, raiva, angústia, ansiedade, frustração e outras emoções que causem sofrimento. Estes sentimentos fazem parte da vida e tentar poupar seus filhos disso é estar prejudicando no enfrentamento de dificuldades no futuro.
O papel dos pais perante estes sentimentos da criança é colocar-se a disposição para ouvir, orientar, conversar e não querer resolver ou menosprezar estes sentimentos que o filho apresenta.
Outro aspecto importante que pode estar prejudicando a criança é quando esta vive em um ambiente extremamente crítico, pois uma situação em que poucos são os elogios e muitas são as críticas dificulta a crença em suas capacidades acarretando conseqüentemente um problema de auto-estima.
Portanto é importante que os pais respeitem o ritmo da criança, não exigindo dela mais do que ela é capaz. As críticas devem ser construtivas, e não depreciativas, deve-se criticar o comportamento errado, e não a pessoa da criança, além disso, esta deve ser elogiada por suas realizações e não se deve fazer comparações entre filhos, pois cada um possui suas próprias capacidades.
A grande dificuldade da maioria dos pais é encontrar um meio termo para lidar com seus filhos, nem superproteger (evitando sofrimento) e nem serem críticos demais.
Devem, portanto, fornecer uma orientação adequada para que a criança consiga desde pequena, aprender estratégias que a possibilitem enfrentar os estressores da vida tanto presente como futura. Desse modo ela estará fortalecida para se tornar um adulto emocionalmente estruturado.

fonte: http://www.opoderdasemocoes.com.br/pais.htm

7 comentários:

  1. amiga gostei da postagens,muito interessante,os filhos são como uma mola,se segurarmos apertado,quando soltamos de uma vez eles pulam longe,mas se formos soltar aos poucos,eles vao cair aonde queremos,ou seja,nao devemosa prender muito e nem soltar de uma vez,beijos e venho avisar q tem selinho na postagem de ontem,pegue o seu.

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola Teresa! Recibe mi saludo cariñoso. Es muy importante lo que expones sobre la educaciòn de los hijos. Los padres deben acompañar a sus hijos en su crecimiento y desarrollo para que maduren a su propio ritmo. Fortaleciendo su autoestima y orientandoles en sus dificultades,saludos y un abrazo,

    Carmen

    ResponderExcluir
  3. ♥Tê♥
    Saudades imensa de vc, ando meio sumidinha, muita coisa pra resolver.
    Mas já voltei minha querida amiga.
    Passei pra lhe desejar uma boa noite e dizer que meu Blog está comemorando 1 ano e tem selinho comemorativo, passe lá para pegá-lo.

    Bjs
    Adoro vc
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Depois de tantas visitas e muitas palavras bonitas, queremos também vir aqui deixar um beijinho e dizer que gostamos muito das visitas. sabemos que a professora Isabel vem aqui porque ela diz nas aulas assim: Sabem, Li no síto da Amiga Teresa Carneiro que... e é por estas coias que sabemos ads visitas dela.
    Agora que a Turma da Abelh@ voltou a voar em conjunto, viremos algumas vezes aqui.
    Até já
    bzzzzzzz

    ResponderExcluir
  5. Ah... amiga... queria ter sabido disso antes..
    Agora é tarde!!! Mas tudo bem, não temos nada que não possamos lidar... ti amo tbm, hoje trabalho, mas amanhã temos um encontro marcado aqui, é só dizer a hora tá... Dia lindo!!! Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Apreciada Teresa, he creado el Premio Valores para todos los amigos y amigas que los promueven. He seleccionado tu blog, por favor pasa por mi blog enloblanco a buscarlo
    http://enloblanco.blogspot.com/,un abrazo,

    Carmen

    ResponderExcluir
  7. Olá Teresa passando para uma visitinha seu blog esta d+ muita coisa interessante para ler
    Passe no meu blog pegar meu selinho que a Lê fez para mim.
    PAZ no seu caminho...
    Graça

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"