Seguidores e parceiros!!!!

sábado, 4 de julho de 2009

Como foi o desempenho de seu filho?



Analisar o rendimento do filho no primeiro trimestre e fazer uma projeção para o segundo é tarefa importante, ainda que desgastante. Mas o que fazer se as médias se mostram insatisfatórias para uma promoção de série? Como ajudá-lo? Como enfrentar esse desafio sem com isso desgastar-se com ele?
Creio que é de suma importância uma análise conjunta: família e escola. Ao falar em família, refiro-me ao pai, à mãe e ao filho, que em parceria com a Orientação Educacional ou com os professores, devem tentar detectar as possíveis falhas e soluções para os próximos bimestres que estão por vir. Ainda há muito tempo e chances, mas não se pode aguardar que as coisas aconteçam para que então se tomem providências.
Após serem tomadas todas as providências que digam respeito à reelaboração dos conteúdos defasados, aí sim chega a hora de uma conversa diferente com seu filho. Diferente porque, se o ritmo adotado até então não resultou no efeito desejado, é hora de mudar. E o filho precisa estar comprometido com essa mudança.
Faça-o perceber o quanto é importante uma nova postura para que se tenha satisfação ao final do processo e o quanto é importante, em qualquer aspecto de nossas vidas, percebermos que, quando uma ação não nos traz retornos benéficos, é preciso encontrar outros caminhos e ainda que, não havendo uma mudança radical no seu comportamento diante dos compromissos escolares, mesmo o esforço despendido até então vai levá-lo ao fracasso.
Dialogar é o melhor caminho e, no diálogo, deve-se colocar firmemente os limites, relembrar o filho de suas responsabilidades e estender a ajuda naquilo que for preciso para que ele cresça, sem deixar de lembrar, porém, que o resultado positivo é individual e que ele depende única e exclusivamente de seu empenho para superar as dificuldades.
Assim, com uma posição firme dos pais de encarar o estudo como a maior responsabilidade do filho neste momento, há possibilidade de uma posição pró-ativa por parte do aluno, não só no que diz respeito à escola, mas também à vida.


(Texto retirado do Grupo Positivo e adaptado por Teresa Carneiro)

2 comentários:

  1. Olá Teresa adorei sua visitinha,
    Muito obrigada por seus elogios, é muito importante para mim ler isso, ainda mais vindo de uma pedagoga.
    Fique a vontade e volte sempre mesmo. Tb estou aberta a contribuições, caso vc tenha algum material interesante para ser postado lá, pode enviar, que colocos seus créditos como colaboradora, ok?
    beijinhos no seu coração tb querida

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer seu espaço e divulgar o nosso. O descarga pedagógica é um blog recém-nascido e que pretende, de forma inteligente e divertida, mostrar o lado da educação que só nós, educadores, conhecemos.
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"