Seguidores e parceiros!!!!

sábado, 11 de julho de 2009

VOCÊ É SUBSTITUÍVEL?


Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível". A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E o Beethoven?
- Como? - O encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu o Beethoven?
Silêncio.
Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substitui Beethoven?
· Tom Jobim?
· Ayrton Senna?
· Ghandi?
· Frank Sinatra?
· Garrincha?
· Santos Dumont?
· Monteiro Lobato?
· Elvis Presley?
· Os Beatles?
· Jorge Amado?
· Pelé?
· Paul Newman?
· Albert Einstein?
· Picasso?
Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis obsessivo...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Quando o Zacarias dos Trapalhões faleceu, ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:"Estamos todos muitos tristes com a partida de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único.....com toda certeza ninguém te substituirá.
(Texto retirado da internet e adptado por Teresa Carneiro)

Olá pessoas!
Trabalhei esse texto em reunião com professores e foi fantástico porque o material é rico e a troca foi maravilhosa!É bom para trabalhar autoestima!

Bjs
Teresa Carneiro



3 comentários:

  1. E eu fiquei super feliz com o desfecho, já estava preparando um discurso pra defender minhas idéias about, mas vc fechou com chave de ouro!!! Há sim, pessoas insubstituíveis... nem que seja por momentos, mas há... Graças a Deus!!!!!!!!
    Bjsssssss
    Continuo te amando!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Teresa, este texto me remete ao ano passado,período em que me senti literalmente substituível.
    Passados alguns meses, finalizei a questão admitindo a minha qualidade,competência,interesse e inovação, e então deletei...pena que as pessoas responsáveis(organizadores, diretores,coordenadores) não valorizem tanto o trabalho daqueles que buscam ser diferentes.
    Às vezes penso que muita coisa dita numa reunião é pura balela.blá...blá...blá mesmo, isso pq na verdade tanto as organizações necessitam tanto qt nós empregados,funcionários ou professores de "mudança"... sim,mudança que vem de cima para baixo e que dê exemplos de respeito,ética e prima pela harmonia no ambiente de trabalho.
    Finalizando este desabafo......foi preciso acontecer algo p/ mudar de pensamento e entender o quanto sou insubstituível sim...e não sou mais uma e sim UMA e única Sandra Barreto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Linda,a bonequinha ganhei da Simone,
    http://cantinhodocemagia.blogspot.com/
    ela faz coisas incríveis e fiz uma postagem sobre ela, pq é uma pessoa super generosa... se quizer, é só entrar no blog dela e pedir que ela faz... eu não aprendi, mas vou... Bjssssssss

    ResponderExcluir

"ESCOLHER A EDUCAÇÃO É ASSUMIR O COMPROMISSO COM O ALUNO E CONSIGO MESMO!"